top of page
Luiz Padalino

NOOTRÓPICOS: Quais eu uso?

Relembrando esta é uma entrevista que dei a uma estudante de Jornalismo há algum tempo atrás e recentemente encontrei aqui, achei interessante postar pra vocês. Estou postando em partes para não ser muito extenso, caso não tenha visto a parte anterior sugiro que leia para seguir o raciocínio.

Esta é a parte 2.

 

P: Há quanto tempo faz uso das substâncias?

Pelos meus cálculos hoje, fazem em torno de 10 anos que comecei a usar tais substancias.

P: Faz uso recorrente de quantas, atualmente? Quais?

Já fiz uso de mais de 50 substâncias diferentes*, frisando que a maior parte são suplementos alimentares e ou fitoterápicos.

Atualmente faço uso recorrente em torno de 15 substâncias* (não só nootropicos).

*Dados atualizados 2019.

É necessário frisar a importância de ciclar as substâncias ao longo do ano, afim de evitar o desenvolvimento de tolerância (perda dos efeitos por dessensibilização de receptores).

As minhas combinações são elaboradas a cada 3 meses de forma estratégica.

Lembrando que essa não é uma indicação de uso de substancias, cada um tem sua individualidade e o uso deve ser feito com segurança acompanhado/indicado por um profissional de sua confiança.

Abaixo uma lista dos compostos os quais me aventuro ou já me aventurei.

1) Regulares gerais (Alguns também atuam diretamente a nível cerebral, não são considerados especificamente nootrópicos).

-Pregnenolona -Dhea -Melatonina -LDN -DMSO -Pré e probióticos -Ocitocina -Vitamina D3 -Vitamina A -Magnésio quelado -Zinco -Vitamina C oral e intravenosa -EDTA -Selênio -Solução de lugol -Ômega-3 -Vitamina B12

-Complexo-B -Levamisole -Ozônioterapia -Terapia de peróxido de hidrogênio venoso -Autohemoterapia -SAMe -L-teanina -Cúrcuma+Pimenta preta -Creatina -Coq10 -Ácido alfa lipóico -N-acetil-cisteína -MMS/CDS

-Óleos essenciais

2) Nootrópicos (Embora alguns sirvam também como reguladores gerais do metabolismo). -Selegilina

-Mucuna pruriens -Azul de metileno -Acetil-L-Carnitina -Mesilato de Codergocrina -Vimpocetina -Bacopa Monnieri -Rhodiola rósea -Sulbutiamina -Piracetam -Oxiracetam -Noopept -Centrofenoxina -Erva de são joão -Aparelhos (LLLT e PEMF)

-Entre outros.

P: De que maneira você procura combinar as substâncias?

Eu me baseio através de alguns pontos fundamentais:

1) Procuro, através de uma visão integrativa, combinar as substâncias de forma que englobem o SHINMT (trata-se de uma visão sistêmica do nosso organismo, logo a frente explico melhor).

2) Opto por escolher diferentes compostos, que, quando somados abranjam os mais diversos benefícios que um Nootrópico pode oferecer, tais como:

neurônio

-Controle de estresse oxidativo e inflamação -Nutrição cerebral - Constituição da membrana celular -Favorecimento na captação de substratos e oxigênio para formação de energia, ATP.

-Síntese de fatores neurotróficos -Modulação de neurotransmissores, este ponto pode variar muito, a abordagem muda conforme o objetivo, seja para:

-Melhora na concentração e foco -Rapidez de raciocínio e execução -Relaxamento e controle do stress -Etc..

3) Conhecimento Farmacológico e Bioquímico.

Significa que, sem um domínio absoluto sobre todos os compostos citados, bem como a reação que eles podem causar em um organismo vivo, correríamos o risco de exposição à reações adversas bem como interações medicamentosas fatais.

O conhecimento profundo sobre aquilo que uso me proporciona segurança e metodologia.

*Sobre o SHINMT:

Hoje em dia devemos ter uma visão integrativa e sistêmica das coisas, alguns chamam isso de visão panorâmica ou 3D.

Em meio acadêmico da saúde, já existem cursos que abordam o NEI SYSTEM, isso é, a integração entre os sistemas:

-Neural

-Endócrino

-Imune

Disciplina a qual, dá-se o nome de Neuro-Endócrino-Imunologia, mais recente ainda, temos a Psico-Neuro-Endócrino-Imunologia.

Não podendo mais esses sistemas serem vistos de forma separada.

O sistema SHINMT é um acrônimo criado por mim para facilitar a visão sistêmica sobre a necessidade de suplementação que deve abranger cada um dos pilares do organismo para a otimização do mesmo. Onde cada letra tem um significado:

- Sono

- Hormônios (Crescimento, Adrenais, Tireoidianos, Sexuais e Pancreáticos)

- Imunidade

- Nutrição

- Metabolismo (Submetilação, Oxidação, Inflamação e Glicação)

- Toxinas (Processo detox do organismo)

Parto do pressuposto que, de nada adiantaria colocar a melhor ração para o peixe se a água do aquário estiver suja, isso é, de nada adianta usar nootrópicos (ração) se o entorno (SHINMT) estiver sujo ou em desequilíbrio.

P: De onde surgiu seu interesse pelo estudo dos nootrópicos e de fazer um canal no Youtube?

Meu interesse pelo estudo e uso de nootrópicos foi citado anteriormente (PARTE 1), talvez minha grande motivação foi atingir um estado de superação contínua para que eu pudesse de alguma forma, fazer a diferença na vida de quem eu tivesse contato, através principalmente da transferência de conhecimento.

Meu primeiro vídeo no YOUTUBE foi em 08/12/2014 com o objetivo de ensinar a respeito sobre uma estratégia alimentar que, poucos sabem que fui o pioneiro no Brasil, o JEJUM INTERMITENTE.

*desculpem-me o áudio e vídeo da época estão ruins.

Hoje em dia, a técnica está bastante popularizada e difundida, fico feliz que eu tenha de certa forma plantado uma semente tão frutífera.

 

Se gostou deste texto, COMPARTILHE!

Ajude para que mais pessoas vejam esse conteúdo.

OBRIGADO

Para ter uma boa base informativa e poder se tornar um expert em Nootropicos, adquira meu ebook onde reuni diversas fontes de estudos de forma enxuta sobre o assunto, que vão lhe economizar meses, ou até anos de pesquisa.

(clique na imagem)

Conheça os melhores suplementos para energia e perfomance cognitva. 

15.png
bottom of page